Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2007 - 11h09

Bin Laden está vivo e chefiou ação contra vice dos EUA, diz Taleban

Publicidade

da Efe, no Cairo

O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, está vivo e supervisionou uma tentativa de assassinato do vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, no Afeganistão, afirmou nesta quarta-feira o chefe militar do Taleban mulá Dad Allah.

Em entrevista à rede de TV Al Jazira (Qatar), o mulá Dad Allah disse ainda que Bin Laden dirige as operações militares no Iraque e no Afeganistão. É a primeira vez em mais de um ano em que um líder taleban afirma que o terrorista mais procurado do mundo continua vivo.

"Graças a Deus, Bin Laden ainda está vivo e supervisionou a tentativa contra Cheney, quando visitava a base militar de Bagram, em 27 de fevereiro", disse Allah.

AP
O líder terrorista Osama bin Laden, que completa 50 anos hoje caso esteja vivo
O líder terrorista Osama bin Laden, está vivo e supervisiona ataques, diz líder Taleban
"Como sabem, ninguém pode entrar facilmente nesta base, mas, com a bênção de Deus, Bin Laden conseguiu planejar o ataque", acrescentou o mulá. O dirigente taleban especificou que o líder da Al Qaeda continua a supervisionar atentados no Iraque e no Afeganistão.

Segundo o Exército dos EUA, nove pessoas morreram no ataque suicida que tinha Cheney como alvo. A ação ocorreu na porta da base aérea de Bagram, situada ao norte de Cabul. Um suposto porta-voz dos talebans, Qari Mohammad Yousef, reivindicou o ataque na época.

As palavras de Allah são as primeiras de um dirigente do Taleban [grupo extremista islâmico deposto por uma coalizão liderada pelos EUA no final de 2001, que controlava mais de 90% do Afeganistão], desde que Bin Laden apareceu publicamente pela última vez, em uma gravação, em setembro de 2006. Isto suscitou rumores sobre sua suposta morte.

A rede Al Qaeda no Iraque reivindicou os atentados mais sangrentos da insurgência sunita desde que as tropas dos EUA invadiram o país, em março de 2003.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Osama bin Laden
  • Leia o que já foi publicado sobre o Taleban
  • Leia o que já foi publicado sobre o Afeganistão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página