Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2007 - 21h12

Projeto de lei para legalizar casamento gay chega a Nova York

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O governador de Nova York apresentou nesta sexta-feira um projeto de lei autorizando o casamento entre homossexuais no Estado, medida que deve sofrer oposição do Senado local.

"Esta legislação criaria uma proteção jurídica igual e responsabilidades iguais para todos os indivíduos que quiserem se casar ou ter seu casamento protegido no Estado de Nova York", explicou em nota o governador democrata Eliot Spitzer.

"Famílias fortes e estáveis são a pedra angular de nossa sociedade. As responsabilidades inerentes à instituição do casamento beneficiam estes indivíduos e toda a sociedade".

O projeto de lei garante reconhecimento e proteção iguais a todos os casais e estipula que nenhuma instituição religiosa pode ser forçada a celebrar a união de um casal gay.

Com esta proposta, Spitzer mantém a promessa feita na campanha de 2006.

A associação Lambda Legal, que defende os direitos gays, comemorou hoje a medida do governador, que se presta, assim, a "tratar todos os nova-iorquinos equitativamente".

"Esperamos que o Parlamento dedique a este projeto a atenção e a reflexão que ele merece", acrescentou Lambda.

O texto corre o risco, porém, de ser bloqueado pela maioria republicana no Senado de Nova York. Há muito tempo, o líder republicano da Casa, Joseph Bruno, já expressou sua oposição à medida.

Leia mais
  • Legalização de uniões homossexuais avança em vários países do mundo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o casamento gay
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página