Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2007 - 23h00

Olmert descarta renúncia devido a relatório sobre guerra, diz TV

Publicidade

da Reuters, em Jerusalém

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, não vai renunciar apesar da expectativa de que um relatório sobre a guerra do Líbano irá censurar sua atuação, disseram assessores do primeiro ministro na televisão israelense neste sábado.

A chamada Comissão Winograd, formada pelo governo, irá publicar seus resultados preliminares na próxima segunda-feira, analisando os primeiros cinco dias de combate e as decisões israelenses contra o grupo guerrilheiro libanês Hezbollah, depois de ter capturado dois soldados na fronteira em 12 de julho do ano passado.

A emissora de TV fez menção a uma cópia do relatório que vazou para imprensa, criticando Olmert por não ter "um plano organizado" para iniciar a guerra, e descrevendo sua decisão como "equivocada e apressada".

O gabinete de Olmert disse em nota que o primeiro-ministro ainda não havia recebido o relatório e não "estava a par do conteúdo".

"Nós não temos a intenção de responder a especulações publicadas pela imprensa", afirmou a gabinte de Olmert

Analistas disseram que o futuro político de Olmert poderá ser decidido depois de revelado o conteúdo do relatório, como também o futuro do ministro da Defesa Amir Peretz.

O Canal 10 de TV disse que os assessores de Olmert afirmaram que o primeiro-ministro não tinha a intenção de renunciar, mesmo com as críticas. Eles acrescentaram ainda que a decisão de ir à guerra foi tomada por todo o governo.

"Fontes próximas a Olmert disseram que será muito difícil para ele sobreviver a esse relatório. Eles estimam que ele vá conseguir, mas será difícil", disse o repórter político do Canal 10, Nadav Peri.

O Canal 10 disse que a comissão chegou perto de pedir a renúncia de Olmert. O comitê acusou Olmert de depender "absolutamente" de seus comandantes militares e de autorizar operações sem consultar outras fontes.

Leia mais
  • Israel nega comentários de primeiro-ministro sobre ataque de mísseis ao Irã

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ehud Olmert
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página