Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2007 - 10h50

Irã confirma participação em cúpula de países vizinhos do Iraque

Publicidade

da Efe, em Bagdá

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, confirmou hoje ao primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki , que o Irã participará da cúpula dos países vizinhos do Iraque, marcada para os dias 3 e 4 de maio, na cidade egípcia de Sharm el Sheikh.

Segundo um comunicado oficial, Ahmadinejad comunicou Maliki da participação do Irã durante uma conversa telefônica.

O documento do escritório do primeiro-ministro afirma que o "Irã confirmou que o ministro de Assuntos Exteriores iraniano assistirá às reuniões de Sharm el-Sheikh para apoiar o Iraque".

As declarações de Maliki põem fim a vários dias de incerteza, nos quais o Irã, considerado um Estado-chave para a segurança do Iraque, adiou várias vezes a decisão sobre sua participação na cúpula.

O anúncio coincide com uma visita ao Iraque que o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Larijani, fará à nação vizinha nas próximas horas, segundo a imprensa iraniana.

O ministro de Assuntos Exteriores do Iraque, Hoshyar Zebari, conversou hoje por telefone com seu colega egípcio, Ahmed Aboul Gheit, sobre os preparativos para a cúpula que será realizada no Egito.

Segundo um comunicado do Ministério de Assuntos Exteriores iraquiano, Zebari informou a Gheit o resultado das negociações que Irã e Turquia haviam mantido sobre a participação de Teerã na cúpula de Sharm el Sheikh.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Irã
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página