Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2007 - 22h19

Rainha Elizabeth 2ª inicia visita aos EUA após 16 anos

Publicidade

da France Presse, em Richmond

A rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, iniciou nesta quinta-feira sua quarta visita aos Estados Unidos para comemorar os 400 anos do nascimento da primeira colônia inglesa do Novo Mundo: Jamestown, na Virgínia (leste). É a primeira visita da rainha aos EUA em 16 anos.

Em seu discurso hoje nesse Estado, a rainha lembrou o massacre que chocou o país no último dia 16 de abril, quando um estudante matou 32 pessoas antes de se matar na universidade Virgínia Tech. Ela enviou condolências às famílias e disse que todos ainda estavam aprendendo a lidar com o que foi o pior massacre em um campus universitário na história dos EUA. Uma visita da rainha ao campus da universidade foi descartada.

Amanhã, a rainha visitará Jamestown, um local histórico onde, em 1607, se instalaram 104 colonos ingleses, 13 anos antes de os peregrinos do Mayflower desembarcarem em Plymouth, Massachusetts (nordeste).

A monarca, 81, participou há 50 anos das comemorações dos 350 anos de Jamestown. Sua última visita aos Estados Unidos foi há 16 anos, em 1991. A visita oficial de Elizabeth 2ª, que deve durar seis dias, começou nesta quinta-feira.

Celebração

Várias manifestações celebraram a presença da monarca e de seu marido, o príncipe Philip, 85, na cidade. "Como a rainha é considerada uma aliada no exterior, é muito querida aqui na Virgínia, onde as pessoas são bastante anglófilas", disse à AFP o advogado aposentado Forrest Morgan, 65, que organiza visitas a Jamestown.

Segundo o Palácio de Buckingham, a rainha e seu marido serão recebidos na segunda-feira pelo presidente George W. Bush na Casa Branca para marcar a história compartilhada das duas nações, bem como associações futuras nas áreas de ciência, educação e inovação.

Na sexta-feira, após a cerimônia em Jamestown, onde a rainha visitará um novo sítio histórico, desconhecido há 50 anos, Elizabeth 2ª irá ao William and Mary College de Williamsburg, também na Virgínia, fundado em 1693 pelo rei William 22ª e pela rainha Mary 2ª da Inglaterra.

Antes, será a convidada de honra de um almoço oferecido pelo governador da Virgínia, Tim Kaine, junto com outros 400 convidados.

Corridas de cavalos

No sábado, a rainha, apreciadora de corridas de cavalos e que até hoje pratica equitação, deve assistir em Louisville ao Derby de Kentucky, uma das mais famosas corridas de cavalo dos Estados Unidos.

O Derby de Kentucky "é um acontecimento aguardado com impaciência", explicou uma porta-voz do Palácio de Buckingham antes do embarque da rainha rumo aos Estados Unidos.

O príncipe Philip, ex-oficial da Marinha Real, visitará na sexta-feira uma réplica do Susan Constant, uma das três embarcações que transportaram os pioneiros americanos e cujo capitão, John Smith, foi imortalizado com uma estátua perto do forte.

O casal real seguirá na terça-feira para o Goddard Space Flight Center da Nasa, perto da capital, e em seguida visitará o Memorial da Segunda Guerra Mundial, antes do banquete oferecido ao presidente Bush e sua esposa, Laura, na residência do embaixador da Inglaterra.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a rainha Elizabeth 2ª
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  • Leia cobertura completa sobre o massacre na Virgínia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página