Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2007 - 04h40

Grupo palestino dispara seis foguetes e atinge casa em Israel

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

Membros do grupo palestino Jihad Islâmico dispararam nas últimas horas seis foguetes Qassam, um dos quais caiu em uma casa da cidade de Sderot, sem causar vítimas, informaram fontes policiais da localidade.

Os moradores da casa não estavam nela no momento em que foi atingida. O projétil é de fabricação artesanal e foi disparado por membros do grupo islâmico do norte da faixa de Gaza, acrescentaram as fontes.

Outro foguete caiu em uma estrada perto de Sderot, sem causar danos. A cidade é o maior alvo dos milicianos, por ficar perto do território controlado pela Autoridade Nacional Palestina (ANP) desde que o Exército israelense se retirou, em setembro de 2005.

O grupo começou a lançar os Qassam em resposta à ontem de três de seus militantes na Cisjordânia, ontem. Um deles foi Mahdi abu Hir, de 27 anos, morto em um confronto armado com agentes do corpo de elite da Polícia de fronteira disfarçados de árabes, os "mistaravim". O local do combate foi o povoado de Silat el Hartye, perto de Jenin.

Abu Hir, um importante combatente da Jihad, tinha terminado recentemente de cumprir uma pena de quatro anos de prisão em Israel.

O chefe das Forças Armadas de Israel, general Gaby Ashkenazi, declarou esta semana ao Parlamento que só com operações em terra, em Gaza, poderão impedir o disparo de foguetes.

O primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, respondeu ontem na Cidade de Gaza que as organizações palestinas paramilitares "têm o direito de defender suas famílias". Ele avisou que as facções armadas entrarão em combate se o Exército de Israel invadir o território.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Jihad Islâmico
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página