Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2007 - 18h23

Al Qaeda ridiculariza projeto de lei americano para retirada do Iraque

Publicidade

da France Presse, em Dubai

O "número dois" da Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, ridicularizou um projeto de lei do Congresso americano que condiciona o financiamento da guerra do Iraque ao início da retirada das tropas do Iraque, afirmando que isso reflete o fracasso dos Estados Unidos. O comentário foi divulgado em um vídeo neste sábado, disponível na internet.

"Esta lei reflete o fracasso e a frustração dos americanos", declarou Zawahiri no vídeo produzido pela As-Sahab, sociedade especializada em gravações da Al Qaeda. Um trecho do vídeo legendado em inglês foi transmitido à France Presse pelo Site-Institute, baseado em Washington. Zawahiri, braço direito do chefe da Al Qaeda, Osama Bin Laden, apareceu no vídeo com uma estante de livros ao fundo.

Segundo Zawahiri, o projeto de lei impediria que os insurgentes "destruíssem as forças americanas presas na armadilha". Nas imagens, o líder rezava. "Deus permita que eles [americanos] só saiam [do Iraque] depois de terem perdido entre 200 mil e 300 mil soldados para dar aos sanguinários de Washington e da Europa uma lição inesquecível."

O presidente americano George W. Bush vetou na última terça-feira (1º) um projeto de lei que pedia a retirada militar do Iraque a partir de outubro. O projeto visava ao desbloqueio de mais de US$ 124 bilhões --sobretudo para financiar as operações militares no Iraque e no Afeganistão, com a condição de iniciar a retirada a partir de outubro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Zawahiri
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página