Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2007 - 03h37

Milhares de pessoas recebem caravana de juiz suspenso no Paquistão

Publicidade

da Efe, em Lahore

Milhares de pessoas receberam, na madrugada deste domingo (06/05), em Lahore, no Paquistão, o suspenso presidente do Tribunal Supremo, que dirigiu uma caravana de centenas de veículos desde Islamabad para protestar pela decisão do Governo de afastá-lo do cargo, informou a emissora de televisão "Geo Tv".

A previsão é de que o juiz, Iftikhar Chaudhry, pronuncie um discurso de manhã na Associação do Tribunal Superior de Lahore, após ter sido suspenso de seu cargo pelo presidente paquistanês, Pervez Musharraf, em 9 de março, sob a acusação de "abuso de poder".

A delegação saiu de Islamabad e percorreu uma distância de aproximadamente 450 quilômetros em 21 horas, com constantes paradas no caminho para saudar seus simpatizantes.

O Governo o tinha pedido que viajasse por via aérea para evitar possíveis "ataques terroristas", mas Chaudhry se negou e responsabilizou o Executivo de salvaguardar sua segurança.

Em Lahore, milhares de pessoas da comunidade judicial, ativistas políticos, líderes sindicais e cidadãos comuns esperaram durante horas nas ruas para receber a comitiva do juiz, considerado em diversos setores como um símbolo da resistência contra o regime de Musharraf.

O presidente paquistanês suspendeu Chaudhry em 9 de março, mas a recusa deste em renunciar iniciou um processo dirimido pelo Conselho Judicial Supremo e um recurso apresentado pelo magistrado ao máximo tribunal contra essa decisão.

O juiz conta com o apoio dos grupos opositores ao regime, que reivindicaram nas ruas de Lahore a supremacia do Poder Judiciário, a renúncia de Musharraf e a anulação do "processo inconstitucional" contra Chaudhry, informou a "Geo Tv".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o juiz Iftikhar Chaudhry
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página