Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2007 - 22h19

Bush visita cidade devastada por tornado no Kansas

Publicidade

da France Presse, em Greensburg
da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, visitou nesta quarta-feira a pequena cidade de Greensburg, no Kansas (centro), que foi destruída por um tornado que atingiu o país na noite da última sexta-feira (4). A visita de Bush se deu em meio às incertezas quanto ao impacto do esforço de guerra no Iraque na capacidade de reação do governo às calamidades naturais.

8.mai.2007/Efe
Morador de Greensburg revira ruínas de sua casa após passagem de tornado na sexta
Morador de Greensburg revira ruínas de sua casa após passagem de tornado na sexta
O furacão, considerado o mais violento em oito anos nos EUA, matou ao menos 11 pessoas e arrasou esta localidade de 1.600 habitantes.

Antes mesmo do início da temporada de furacões, em junho, o drama trouxe de novo à tona o medo de que a guerra no Iraque prejudique a capacidade do governo americano de responder às catástrofes naturais, ao mobilizar homens, equipamentos e recursos financeiros.

Bush sobrevoou Greensburg de helicóptero, percorreu os destroços e se reuniu com a população. Em seu discurso, aproveitou para exaltar a solidariedade dos americanos e a "força de caráter" das pessoas.

Enquanto isso, a Casa Branca tentava dissipar alguns temores da opinião pública, com seu principal porta-voz, Tony Snow, garantindo que a ajuda foi "imediata e que não faltou nada" às vítimas do tornado.

Para Bush, a impopularidade da guerra corre o risco de se infiltrar no espectro do fracasso da União, em 2005, frente ao Katrina, um dos piores furacões da história americana.

"Tentam transformar isso em um debate sobre o Iraque, que é totalmente distinto e sem relação com as operações de socorro neste assunto", disse Snow.

Tornado

O tornado teve ventos estimados em até 330 km/h. O Serviço Nacional de Meteorologia classificou o tornado como de tipo F5 --a categoria mais alta, segundo uma classificação revisada da agência. O último tornado F5 dos EUA atingiu a região de Oklahoma City em 3 de maio de 1999, matando 36 pessoas.

"Podemos dizer que a cidade [Greensburg] foi apagada da face da Terra", comentou o senador Pat Roberts, que esteve no local, à rede de TV americana CNN. Andrea Anglin, da organização humanitária Cruz Vermelha, afirmou à CNN que 90% da cidade estava destruída.

O Serviço Nacional de Meteorologia advertiu sobre condições adversas para os próximos dias no centro do país. Um alerta de tornado foi lançado para grande parte do país envolvendo sete estados, do norte do Texas a Dakota do Sul.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Kansas
  • Leia o que já foi publicado sobre tornados nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página