Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2007 - 13h30

Jornais do mundo dão destaque para canonização de frei Galvão

Publicidade

da Folha Online

A canonização de frei Galvão, marcada pelo papa Bento 16 nesta sexta-feira durante uma missa que recebeu 1 milhão de fiéis no Campo de Marte, em São Paulo, foi destaque em jornais de várias partes do mundo. Acompanhe ao vivo a visita do papa Bento 16 ao Brasil em tempo real na Folha Online.

Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá (176 km a nordeste de São Paulo), onde há hoje um museu com seus pertences. Em São Paulo, frei Galvão fundou, em 1774, o atual Mosteiro da Luz. Na cidade, a devoção ao frade é sintetizada pela busca por suas pílulas, que teriam o dom de facilitar partos e curar doenças.

Após a cerimônia de canonização, Bento 16 retornou para o mosteiro de São Bento (região central), onde participa de uma cerimônia de despedida. De lá, ele segue para a Catedral da Sé (centro) para um encontro com bispos. Em seguida, retorna para o Campo de Marte, onde embarca para Aparecida de helicóptero.

Leia a seguir trechos de notícias de todo o mundo sobre a visita do papa ao Brasil nesta sexta-feira.

"The New York Times"
O influente jornal americano deu um destaque na página inicial de sua edição digital para a canonização de frei Galvão. "O papa Bento 16 canonizou um monge do século 18 como o primeiro santo nascido no Brasil enquanto centenas de milhares comemoravam e erguiam suas bandeiras de todos os cantos da América do Sul", afirmou o texto.

O jornal disse ainda que a viagem de Bento 16 ao Brasil até agora "se concentrou em reforçar as doutrinas da igreja sobre aborto, moral sexual e eutanásia". O "Times" lembrou ainda que o aborto foi o assunto que dominou primeira visita do papa à América Latina desde que ele se tornou pontífice há dois anos.

"Washington Post"

Sem destaque na capa de sua edição on line, o jornal "Washington Post" inclui ao menos nove matérias internas sobre o papa no Brasil nesta sexta-feira.

Entre os destaques estão a canonização de frei Galvão, a discussão sobre o aborto e o discurso de Bento 16 aos jovens católicos, proferido ontem no estádio do Pacaembu. "O papa fez um apelo para os fiéis seguirem o exemplo do novo santo em ajudar os pobres e necessitados em mundo, segundo ele, 'cheio de hedonismo'", afirmou o "Post".

"The Guardian"

Nas páginas internas do jornal britânico "The Guardian", está o texto "Nenhuma menção sobre o abordo durante encontro do papa com Lula", escrito por um correspondente no Rio de Janeiro. Depois de explicar o debate sobre o aborto no Brasil, o texto reproduz comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão", sobre o assunto. "Desde que chegou, na quarta-feira, o papa criticou duas vezes legisladores da América Latina que querem relaxar as leis sobre o aborto", informou o "Guardian".

"El Pais"

O diário espanhol "El Pais" inclui entre as notícias de hoje um texto intitulado "O Papa: O mundo precisa de almas claras que não aceitem ser consideradas objetos de prazer". A matéria do espanhol destaca as palavras do papa sobre a moralidade e a crítica ao hedonismo e à mídia. "El Pais" também lembra que Lula reafirmou a laicidade do Estado em seu encontro com Bento 16.

"Le Monde"

Sem destaque de primeira página, o francês "Le Monde" publicou nesta sexta-feira um artigo de seu enviado especial a São Paulo sobre a visita do papa ao Brasil. O jornal destaca a mensagem que o papa ofereceu aos jovens católicos ontem e afirma que Bento 16 busca mobilizar a juventude a serviço da igreja. O "Monde" lembra ainda o apelo do papa para que homens e mulheres levem uma vida responsável e casta.

"Corriere della Sera"

Com destaque e foto na primeira página de sua edição digital, o jornal italiano "Corriere della Sera" afirma que o papa Bento 16 pediu aos fiéis que "não ridicularizem o matrimônio". O jornal lembra também a canonização de frei Galvão e o apelo para que o novo santo brasileiro sirva de exemplo para a sociedade. A crítica que o papa fez à mídia também é citada no texto.

"Clarín"

Às 13h20 desta sexta-feira, a manchete da edição digital do jornal argentino "Clarín" era "O papa criticou os meios de comunicação que ridicularizam a virgindade antes do matrimônio". A reportagem, além da agenda e das falas do papa, destaca a canonização de frei Galvão, "em uma missa com a presença de milhares de pessoas". O "Clarín" citou também o encontro do episcopado brasileiro, que será presidido por Bento 16 hoje.

Leia mais
  • Fiéis sofrem com o frio e passam por atendimento médico no Campo de Marte
  • Em português, papa abençoa fiéis e festeja o sol antes de deixar mosteiro
  • Mosteiro prepara bacalhau para almoço do papa; pontífice prefere suco a vinho
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página