Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2007 - 10h10

Otan confirma morte de líder taleban em combate no Afeganistão

Publicidade

da Folha Online

O mais proeminente comandante militar do Taleban [grupo extremista islâmico deposto por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos no final de 2001, que controlava mais de 90% do Afeganistão], um lutador acusado de orquestrar massacres étnicos, foi morto por uma operação militar liderada pelos EUA no sul do Afeganistão, disseram oficiais neste domingo. O Taleban nega.

arquivo/Reuters
A Otan confirmou a morte do mulá Dadullah, comandante militar do Taleban
A Otan confirmou a morte do mulá Dadullah, comandante militar do Taleban
O mulá Dadullah, um dos mais altos comandantes do líder do Taleban, mulá Omar, morreu neste sábado na Província de Helmand. Um comunicado da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar liderada pelos EUA) e um porta-voz do serviço de inteligência do Afeganistão confirmaram a morte.

Dadullah era um dos principais líderes do grupo islâmico desde a queda do regime em 2001. Sua morte esta sendo considerada uma grande vitória pelo governo do Afeganistão e pela coalizão internacional, que lutam para conter o recrudescimento dos combates no sul e no leste do país.

"O mulá Dadullah era a espinha dorsal do Taleban", disse o governador de Candahar, Asadullah Khalid. Ele mostrou o corpo de Dadullah para repórteres em uma entrevista coletiva na sede do governo. O cadáver, que não tinha perna, apresentava três ferimentos de projéteis: um na parte de trás da cabeça e dois no estômago.

Negativa

Um porta-voz do Taleban, Qari Yousef Ahmadi, negou que o comandante do grupo foi morto. "O mulá Dadullah está vivo", afirmou ele à jornalistas da agência Associated Press por telefone. Ele não deu outros detalhes.

29.mar.2007/AP
Mulá Dadullah aparece em entrevista dada a TV; Otan afirma que comandante morreu
Mulá Dadullah aparece em entrevista dada a TV; Otan afirma que comandante morreu
Há relatos conflituosos sobre a suposta morte. Um líder tribal do distrito de Nad Ali, na Província de Helmand, afirmou que forças terrestres e helicópteros cercara uma casa na cidade natal de Dadullah, Kakeban, matando o líder taleban e sete outros militantes.

Um oficial do governo de Helmand, no entanto, disse que o líder foi morto enquanto viajava em seu carro no sul da Província.

Ambos disseram que Dadullah morreu nas primeiras horas deste sábado, por volta das 3h.

Mais mortes

Um porta-voz do governo afegão informou neste domingo que outros 55 suspeitos de pertencerem ao Taleban foram mortos em duas operações perto da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. Um policial também morreu no confronto.

Separadamente, na Província de Nangarhar, um policial morreu e dois ficaram feridos quando uma bomba explodiu perto do carro em que estavam neste domingo.

As últimas semanas apresentaram um aumento da violência no sul e no leste do Afeganistão. Mais de 1.400 pessoas morreram em episódios de violência relacionados com a insurgência neste ano --a maioria militantes-- segundo uma contagem da agência Associated Press com base e números dos EUA, da Otan e de oficiais afegãos.

Com Associated Press

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Afeganistão
  • Leia o que já foi publicado sobre o Taleban
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página