Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2007 - 19h25

"Osama [bin Landen] está vivo", diz líder rebelde afegão na TV

Publicidade

da France Presse, em Dubai

O líder rebelde afegão Gulbuddin Hekmatyar disse que Osama bin Laden, o chefe da rede terrorista Al-Qaeda, está vivo. A afirmação foi divulgada em um vídeo exibido hoje pela rede de televisão "Al-Arabiya", localizada em Dubai.

Divulgação
Hekmatyar, um dos líderes da Al Qaida, é um dos homens mais procurados pelos EUA
Hekmatyar, um dos líderes da Al Qaida, é um dos homens mais procurados pelos EUA
"Segundo as informações que tenho, Osama está vivo", afirmou Hekmatyar, que é um dos homens mais procurados pelas autoridades americanas, assim como Osama bin Laden, responsabilizado pelo 11 de setembro. Osama não aparece na televisão há meses e, de acordo com Hekmatyar a razão é que o líder da organização terrorista "não quer aparecer na mídia".

No início de maio, Hekmatyar afirmou que seus homens ajudaram Bin Laden e seu braço direito, Ayman al-Zawahiri, a escapar das forças americanas nas montanhas de Tora Bora durante o cerco montado em 2002.

Hekmatyar garantiu que esteve pessoalmente com Osama bin Laden na ocasião.

Em abril, o chefe militar do Taleban mulá Dad Allah disse que Osama bin Laden estaria vivo e que o líder da organização terrorista supervisionou uma tentativa de assassinato do vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, no Afeganistão.

Também em abril, o presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, afirmou que Osama bin Laden, e o mulá Omar, chefe dos talebans afegãos, provavelmente estariam escondidos no Afeganistão.

Leia mais
  • Ex-motorista da Al Qaeda é acusado nos EUA de apoiar o terrorismo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Osama bin Landen
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página