Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2007 - 18h55

Novo site da CIA tenta melhorar imagem da agência para o público

Publicidade

da France Presse, em Washington

A CIA (agência de inteligência americana) lançou nesta segunda-feira uma nova versão de seu site na internet. O objetivo é evocar o glamour e a mística que marcaram o auge da agência de espionagem, além de oferecer ao público um olhar direcionado sobre o mundo secreto.

As sombras de um homem e de uma mulher aparecem sobre o selo da CIA na imagem de abertura do site. Na parte superior, uma mensagem: "O trabalho de uma nação. O Centro de Inteligência".

"O novo site reafirma o compromisso da CIA em compartilhar o máximo de informação possível com o povo americano", afirmou em comunicado o diretor da agência, o general Michael Hayden, da Aeronáutica .

Desgastada ao longo dos anos por controvérsias e disputas internas, a agência também deve utilizar seu novo site como um veículo para se comunicar com o público, através de vídeos com cerca de 30 segundos de duração.

Um slogan enaltecedor acompanha toda a visita ao site: "CIA, Visão, Missão e Valores".
"Somos a linha de frente que defende a nação. Alcançamos o que outros não puderam alcançar e vamos aonde outros não podem".

Os visitantes podem fazer um tour virtual pelas instalações da CIA em Langley, no estado da Virginia, além de ter acesso a fotos de um avião-espião exposto no Museu da CIA ou tentar decifrar o código contido no último painel da escultura da agência, a "Kryptos".

Há também uma parte destinada às crianças, com jogos, sugestões de aulas para pais e professores e um espião animado completo, com direito a sobretudo, óculos escuros e um microfone escondido no sapato.

"Os funcionários da CIA podem conseguir informações de várias maneiras, não apenas 'espionando', como vemos nos filmes e na TV (apesar de fazerem isso também)", diz o site aos pequenos.

Como no site antigo, pessoas interessadas em seguir carreira na CIA podem se candidatar a um emprego na agência. "Anualmente, cerca de 135 mil pessoas preenchem no site o formulário para se candidatar a um emprego aqui", disse George Little, porta-voz da CIA.

O site costumava receber 3,7 milhões de visitantes por mês, segundo fontes oficiais.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CIA
  • Leia o que já foi publicado sobre espionagem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página