Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2007 - 15h49

Em pesquisa, 60% dos americanos rejeitam invasão dos EUA ao Iraque

Publicidade

da Folha Online

Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira pelo jornal "The New York Times" (NYT) mostra que a visão dos americanos com relação à guerra no Iraque é cada vez mais negativa. Cerca de 60% dos entrevistados afirmam que os Estados Unidos jamais deveriam ter invadido o país árabe, e mais de três quartos consideram que as coisas vão mal para os americanos em combate.

17.mai.2007/AP
Bush continua com baixos índices de aprovação entre o eleitorado americano
Bush continua com baixos índices de aprovação entre o eleitorado americano
A pesquisa, do "NYT" e da rede CBS, entrevistou por telefone 1.125 adultos entre a última sexta-feira (18) e esta quarta-feira (23). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Apesar das críticas, a maioria dos americanos apoia a continuidade do financiamento para a guerra, mas com a condição de que o governo iraquiano alcance metas definidas.

A aprovação ao presidente dos EUA, George W. Bush, continua próxima do pior índice alcançado em seus mais de seis anos no poder. Cerca de 30% dos entrevistados aprovam o governo, mas 63% desaprovam. Com relação especificamente à guerra no Iraque, mais da metade desaprova as estratégias do governo americano. O mesmo índice desaprova também o tratamento dado a política externa, imigração, economia e campanha contra o terrorismo.

Iraque

Segundo o "NYT", uma larga maioria --76% do público, incluindo a maioria dos republicanos-- afirmou que o aumento do número de soldados americanos no Iraque não fazem diferença ou pioram a situação no país árabe. Apenas cerca de 20% crêem que o aumento está melhorando a situação no Iraque.

Assim como a maioria democrata no Congresso, mais de 50% dos americanos, segundo a pesquisa, apoia a fixação de um prazo para a retirada das tropas do Iraque. Para 63% dos entrevistados, os EUA deveriam sair do país árabe em 2008.

Bush, no entanto, já vetou uma vez e prometeu vetar novamente qualquer legislação aprovada pelo Congresso que estabeleça um cronograma para a retirada.

Democratas x Republicanos

Pela primeira vez, a pesquisa do "NYT" mostra que mais da metade dos americanos --51%-- acredita que os democratas se sairiam melhor na condução da guerra no Iraque do que os republicanos. Tradicionalmente, assuntos de guerra e política externa são pontos fortes dos republicanos, mas o Iraque parece ter revertido a tendência.

No geral, mais americanos têm agora uma visão mais favorável do Partido Democrata do que do Partido Republicano. Os índices de aprovação ficaram em 53 % para os democratas contra 38 % para os republicanos. Desde dezembro de 2003, quando os EUA invadiram o Iraque, pesquisas "NYT"/CBS não apontam para uma maioria de avaliações positivas para os republicanos, segundo o jornal.

A situação de Bush encontrada na pesquisa é ainda mais dramática: 72% dos entrevistados desaprovam a maneira como ele gerencia o conflito. Outros 66% desaprovam sua condução da política externa americana, enquanto 60% desaprovam suas políticas sobre a imigração.

Com "The New York Times"

Leia mais
  • Oposição mundial aos EUA cresce 7 pontos, diz pesquisa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  • Leia o que já foi publicado sobre a política externa americana
  • Leia a cobertura completa sobre o Iraque sob Tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página