Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2000 - 12h57

Mergulhadores podem chegar ao Kursk dentro de 24 horas

Publicidade

da Reuters
em Moscou

Mergulhadores russos e noruegueses podem chegar ao submarino nuclear Kursk dentro de 24 horas se as medições de radiação mostrarem que o local está seguro, afirmou o parceiro da Rússia no projeto.

A plataforma de mergulho norueguesa Regalia chegou hoje ao ponto do mar de Barents onde o Kursk naufragou em agosto passado, em meio a dúvidas de autoridades russas sobre se o resgate dos 118 tripulantes do submarino efetivamente ocorreria.

"Os mergulhadores começaram a se preparar e podem entrar na água dentro de 24 horas", afirmou Birger Haraldseid, porta-voz para o braço norueguês da empresa norte-americana Halliburton.

Segundo Haraldseid, a equipe, composta de russos e noruegueses, estava pronta para enviar um minissubmarino dirigido por controle remoto a fim de recolher amostras de água das proximidades do Kursk, que afundou após ter sofrido duas explosões a bordo.

Depois disso, o minissubmarino poderia ser enviado novamente ao local para investigar os destroços com uma câmera antes que três mergulhadores chegassem ao Kursk.

Dois especialistas em radiação da Noruega devem decidir se é seguro descer até o submarino nuclear.

Haraldseid afirmou que os mergulhadores noruegueses fariam a maior parte do trabalho de inspeção. Eles também ficariam encarregados de cortar o corpo da embarcação, mas apenas um militar russo iria efetivamente entrar no submarino.

A agência de notícias "Itar-Tass" afirmou que o chefe da Marinha russa, almirante Vladimir Kuroyedov, havia partido para o local do resgate a fim de coordenar a operação pessoalmente.

Na quarta-feira (18), Kuroyedov disse que iria cancelar o projeto caso a entrada no Kursk mostrasse ser perigosa demais.

Leia mais sobre o acidente com o submarino russo

Análise: Kremlin tenta salvar um novo naufrágio, o da imagem política de Putin


Leia comentário de Clóvis Rossi
na Pensata

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página