Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2000 - 22h33

Fidel Castro apóia criação de "pólo de poder" na América Latina

Publicidade

da France Presse
em Caracas (Venezuela)

O presidente cubano, Fidel Castro, que hoje iniciou uma visita oficial de quatro dias à Venezuela, disse que é viável a idéia do presidente venezuelano Hugo Chávez de implementar um novo pólo de poder na América Latina.

As declaração de Fidel foram feitas durante o percurso pela faixa costeira ao norte de Caracas, devastada por fortes chuvas em dezembro de 1999, que mataram de 20 mil a 50 mil pessoas e onde o governo cubano mantém mais de 100 médicos.

O presidente cubano também falou dos EUA, ressaltando que "eles (os países latino-americanos) são mais fortes do que nós (Cuba), porque eles têm todo continente; e, se Cuba resistiu, como o continente de Bolívar não vai conseguir fazer o mesmo?".

Na véspera, Chávez insistiu para que as nações da América Latina e do Caribe formem um "pólo de poder", que permita relações de equidade com o resto do mundo.

"A esta América latino-caribenha não resta outra alternativa além de formar um pólo de poder, ou melhor um conjunto de forças que, reunificadas, vão nos permitir nos relacionarmos com o mundo com equidade", afirmou.

Chávez, que defende uma revolução bolivariana na Venezuela, baseada nos ideais do libertador Simón Bolívar, o maior herói independentista venezuelano, afirmou que também é partidário de um mundo pluripolar.

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página