Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2000 - 21h23

Forças Armadas do Peru têm novos comandantes

Publicidade

Da France Presse
em Lima (Peru)

O presidente do Peru ,Alberto Fujimori, anunciou neste sábado que os comandantes-gerais do Exército, Marinha e Aeronáutica foram removidos de seus postos depois de uma prolongada reunião entre ele e a cúpula das forças armadas.

As mudanças repentinas envolvem chefes próximos ao ex-responsável pelos serviços secretos Vladimiro Montesinos, e acontecem quando o Peru tenta sair de sua pior crise de política depois do retorno clandestino do Panamá do ex-chefe da inteligência peruana, o que provocou rumores de golpe de estado.

Os novos chefes designados são: general Walter Chacón (Exército) que assume também o comando conjunto das Forças Armadas, em substituição do general José Villanueva; o contra-almirante Víctor Ramos (Marinha), que sucede seu colega Antonio Ibárcena; o general Carlos Balarezo (Força Aérea) substitui o general Elesván Bello. Até ontem, Chacón exercia o cargo de ministro do Interior e Fujimori nomeou em seu lugar o chefe da Polícia-Geral, Fernando Dianderas.

O novo chefe do comando conjunto das Forças Armadas é considerado pelos analistas como um homem também próximo de Montesinos, que tinha montado uma organização paralela com o poder do cargo de chefe dos serviços de inteligência do Peru. Fujimori fez o anúncio à imprensa numa sala do palácio de governo, depois de uma reunião de três horas com a cúpula militar, na qual estavam o general Chacón e o ministro da Defesa, general Carlos Bergamino, que foi ratificado em seu posto por Fujimori.



Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página