Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2000 - 13h59

Fujimori troca comando militar em meio à crise política

Publicidade

da Reuters
em Lima (Peru)

O presidente peruano, Alberto Fujimori, enfrentando um clima de dúvidas sobre a lealdade dos militares do país, disse ontem que substituiu os chefes das forças armadas do Peru.

"Não haveria democratização autêntica se as forças armadas não tivessem feito este enorme sacrifício, este enorme gesto patriótico", disse Fujimori.

O presidente peruano disse que o general Walter Chacon, que serve o ministério do Interior, será o substituto do general Jose Villanueva no comando das forças armadas. Os chefes da marinha e da força aérea também foram substituídos.

O poder de Fujimori sobre o exército tem sido questionado desde que o ex-chefe de Inteligência do país Vladimiro Montesinos retornou esta semana de uma temporada em exílio no Panamá. O regresso piorou a crise política disparada quando o presidente peruano anunciou que iria deixar o poder do país em julho de 2001.

Fujimori tem liderado uma caçada a Montesinos, que não foi visto desde que retornou ao Peru. Muitos analistas suspeitam que facções do exército estão protegendo-o. Os militares que pediram demissão tinham sido escolhidos pessoalmente por Montesinos.


Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página