Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2000 - 10h21

Moderados proclamam vitória nas eleições municipais de Kosovo

Publicidade

da Reuters
em Pristina (Iugoslávia)

Políticos moderados da etnia albanesa afirmaram ter derrotado os guerrilheiros veteranos nas primeiras eleições livres de Kosovo e afirmaram que a Província iugoslava logo seria independente.

Membros da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), responsável pela eleição municipal, disseram que os resultados preliminares seriam divulgados na segunda-feira com base em 90% de votos apurados.

Mas um porta-voz da OSCE não contestou a afirmativa de Ibrahim Rugova de que o partido dele havia conquistado a maior parte das 30 municipalidades disputadas.

Se confirmado, o resultado coroa os esforços do pacifista Rugova, que liderou uma campanha de resistência passiva contra os nacionalistas sérvios por dez anos e que acabou colocado de lado depois do levante guerrilheiro na Província.

Os rebeldes, que enfrentaram as forças do governo central, saíram como heróis dos conflitos depois da retirada dos sérvios da Província em meio a bombardeios da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Atualmente, Kosovo encontra-se sob administração de entidades internacionais.

Diplomatas, porém, disseram que os guerrilheiros tiveram sua reputação manchada devido a acusações de que realizavam uma campanha de intimidação contra seus adversários, principalmente membros do partido de Rugova.

"Com base nos resultados iniciais, a Liga Democrática de Kosovo recebeu 60% dos votos", afirmou Rugova, que defendeu mais uma vez a independência da Província.

A minoria sérvia de Kosovo boicotou a eleição em protesto contra as represálias albanesas que levaram à expulsão de 100 mil deles e que os confinaram a encraves protegidos por forças internacionais.

Autoridades planejam apontar líderes sérvios para ocupar alguns cargos municipais e realizar, mais tarde, eleições parciais para compensar o desequilíbrio.

  • Leia mais sobre a crise na Iugoslávia

    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página