Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2000 - 11h27

Fidel Castro e Hugo Chávez cantam em progama de rádio

Publicidade

France Presse

Fide Castro e Hugo Chávez

da Reuters
em Carabobo

O líder cubano Fidel Castro e o presidente da Venezuela Hugo Chávez cantaram um dueto no domingo num programa de rádio no qual celebraram sua paixão mútua pelas revoluções de esquerda.

Em um estúdio improvisado no campo de batalha da independência venezuelana de Carabobo, os dois líderes radicais latino-americanos cantaram uma homenagem à Venezuela no quarto dia da visita de cinco dias que Castro está fazendo ao país petrolífero sul-americano.

Vestindo uniforme militar, os dois líderes contaram histórias da luta da Venezuela pela independência. Deram tapinhas nas costas um do outro enquanto faziam piadas acerca do jogo de beisebol realizado na noite de sábado (28) entre os times dos dois países e vencido por Cuba.

"Para podermos enfrentar os desafios do neoliberalismo, a única maneira é nos unirmos na busca de desenvolvimento econômico e social e de justiça para nossos povos, evitando os novos colonialismos", disse Chávez durante o programa de rádio, que durou quatro horas e meia. "É essa a essência de nossa revolução."

As relações entre a Venezuela, terceiro maior exportador mundial de petróleo, e a ilha comunista ainda sujeita a embargo dos EUA vêm florescendo desde que Chávez chegou à presidência, no ano passado.

Hoje os dois líderes devem assinar um acordo de fornecimento de petróleo pelo qual a Venezuela vai financiar até um quarto do custo da conta anual de importação de petróleo de Cuba, que chega a US$ 1 bilhão.

Chávez afirmou que a Venezuela também vai ajudar Cuba a pesquisar novas reservas petrolíferas e processar seu petróleo cru pesado.


Fidel Castro diz que futuro presidente dos EUA são chatos e insípidos


Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página