Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2000 - 20h03

Milhares de pessoas fazem manifestação contra ação do ETA

Publicidade

da France Presse
em Madri

Milhares de pessoas se manifestaram na tarde de hoje em vária cidades da Espanha para expressar sua repulsa ao atentado realizado hoje, atribuído à organização separatista basca ETA, no qual morreram três pessoas.

Em Madri, vários manifestantes se concentraram na praça da Puerta del Sol, convocados pelo Movimento contra a Intolerância, para mostrar seu repúdio ao mais recente ataque do ETA, que utilizou um carro-bomba para assassinar o juiz do Tribunal Supremo espanhol, Francisco Querol Lombardero, seu motorista, Armando Medina e seu segurança, Jesús Escudero.

Os manifestantes, que contaram com a participação do ministro da Economia, Rodrigo Rao, e do presidente regional, Guillermo Ruíz Gallardón, fizeram cinco minutos de silêncio em memória das últimas vítimas mortais da organização armada ETA.

A tranquilidade da manifestação foi quebrada pela ação de um indivíduo que começou a gritar em favor "da luta do povo basco", o que incendiou os ânimos de alguns manifestantes que começaram a espancá-lo, obrigando a polícia a protegê-lo.

Outras manifestações foram realizadas nas três capitais bascas: San Sebastián, Vitoria e Bilbao, onde milhares de cidadãos se concentraram para criticar a ação do ETA.

Mais manifestações estão previstas para amanhã em todo o território espanhol, entre elas está uma organizada pelo Governo espanhol que será realizada em Madri.

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página