Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2000 - 20h53

Roda pode ter provocado acidente em Taiwan

Publicidade

da Reuters
em Taipé

O comandante do avião que caiu em Taiwan hoje disse que bateu em um ``objeto'' durante a decolagem. Um representante da companhia afirmou que investigadores descobriram uma roda no local do acidente que não pertencia ao avião e acrescentou que não era provável que o tempo ou falhas mecânicas fossem culpadas pela tragédia.

Uma autoridade de aviação disse a repórteres que 65 corpos foram retirados dos destroços do avião ou tinham morrido no hospital. Entre as vítimas estavam 55 taiuaneses, 47 norte-americanos, japoneses, indianos, cingapurianos e tailandeses.

Um membro do centro de resgate do Ministério dos Transportes disse à Reuters que 68 pessoas tinham sido hospitalizadas e 16 conseguiram ficar sem ferimentos.

``Eu estou muito triste porque existem muitas mortes'', disse o primeiro-ministro de Taiwan, Chang Chun-hsiung. ``Havia 179 pessoas a bordo e talvez 100 tenham morrido.''

O Boeing 747-400 caiu segundos depois de decolar às 11h18 (12h18, horário de Brasília) durante uma tempestade. Sobreviventes disseram que ouviram um estrondo, seguido de por um incêndio que arrasou a parte dianteira do avião.

Este foi o segundo desastre no aeroporto internacional de Chiang Kai-Shek em apenas dois anos.

Os trabalhos de resgate continuam e as autoridades não têm confirmado o número de mortes.

``Eu pude sentir o avião chacoalhando durante a decolagem'', disse o norte-americano Richard Maneth, 39, que conseguiu sair dos destroços da aeronave sem ajuda.

``Muitos dos feridos foram queimados e vários estão em choque'', disse um médico do hospital local, acrescentando que as vítimas exalavam cheiro de combustível de avião.

Leia mais sobre o acidente com o avião em Taiwan

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página