Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2000 - 15h48

Hillary Clinton se diz preocupada com a situação da Colômbia

Publicidade

da France Presse
em Bogotá

A primeira-dama dos Estados Unidos e candidata ao Senado, Hillary Clinton, expressou seu apoio ao Plano Colômbia de luta contra as drogas e declarou estar preocupada com a violência que impera no país sul-americano.

A informação foi divulgada hoje pela rádio privada RCN de Bogotá. De acordo com a estação de rádio, Hillary Clinton também se declarou favorável ao estudo de uma medida de proteção temporária para os colombianos que cheguem aos Estados Unidos fugindo da violência.

A RCN obteve as declarações na cidade de Nova York, durante a campanha eleitoral que a mulher do presidente Bill Clinton está realizando e que tem como objetivo conquistar uma cadeira no Senado pelo estado de mesmo nome.

"Meu marido está trabalhando com o presidente (colombiano, Andrés) Pastrana para conseguir assegurar boas e fortes relações entre os dois países, como desejam as pessoas e as autoridades. E eu apóio (a aplicação do) o Plano Colômbia", disse a primeira-dama.

Washington fornecerá um US$ 1,3 bi de ajuda financeira e militar para o Plano Colômbia, cuja aplicação custará US$ 7,5 bi. O Plano sofre oposição dos rebeldes esquerdistas colombianos, pois consideram que ele agravará o conflito interno e será uma intromissão indevida dos Estados Unidos no país.

Hillary Clinton também disse à RCN em Nova York que "definitivamente se deve analisar" a possibilidade de conceder uma proteção legal temporária aos colombianos que tenham emigrado para os Estados Unidos por causa da violência.

Na cidade e no estado de Nova York vivem mais de 600.000 pessoas de origem colombiana e muitas delas têm o direito de votar nos Estados Unidos, segundo fontes jornalísticas.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página