Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2000 - 08h28

Montesinos tem US$ 48 milhões na Suíça

Publicidade

da France Presse
em Lima

O ex-assessor de inteligência peruano Vladimiro Montesinos possui US$ 48 milhões em bancos suíços, de acordo com comunicado da embaixada suíça em Lima, informou o Ministro da Justiça, Alberto Bustamante, que destacou que será pedida a suspensão do sigilo bancário de Mostesinos.

Segundo a embaixada suíça, Montesinos possui três contas em bancos diferentes, que, destacou Bustamante, "poderiam ter servido para lavagem de dinheiro".

O membro do governo Fujimori disse à imprensa que o governo designou um procurador para defender o Estado neste fato -que destacou ser "a gota d'água"- com instrução para que no pedido inicial ao Poder Judiciário se ordene a "suspensão do sigilo bancário nacional e internacional" de Montesinos, que está desaparecido desde seu regresso ao Peru, vindo do Panamá, no dia 23 de outubro.

O ministro peruano da Justiça contou que o sentimento do presidente Alberto Fujimori e o dele próprio "é de surpresa com o fato".

Bustamente disse, após se reunir com Fujimori, que o governo deve aceitar o convite da Confederação Suíça para constituir "em tudo o que esteja a nosso alcance para investigar e dar informação sobre o que poderia ser uma lavagem de dinheiro" por parte de Montesinos.

Ele anunciou a designação do advogado José Ugaz como procurador público especial "para iniciar as ações legais para resolver os possíveis delitos".


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema


Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página