Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2000 - 16h24

Saiba quem pode ocupar cargos no próximo governo dos EUA

Publicidade

da Reuters
em Washington

A lista a seguir mostra quem deverá ocupar os principais cargos na próximo governo dos Estados Unidos, segundo a imprensa, de acordo com quem vencer as eleições da próxima terça-feira (7):

SECRETARIA DE ESTADO

Bush pode optar pelo general aposentado Colin Powell, ex-comandante militar durante a Guerra do Golfo, ou pelo senador Richard Lugar, respeitado especialista em política exterior.

As opções de Gore incluem o embaixador norte-americano na ONU (Organização das Nações Unidas), Richard Holbrooke, e o senador George Mitchell, que ajudou no processo de paz da Irlanda do Norte. O assessor de segurança nacional do presidente Bill Clinton, Sandy Berger, também pode ocupar o cargo.

SECRETARIA DO TESOURO

Entre os preferidos de Bush estão seu assessor econômico, Larry Lindsey, bem como diversos investidores de Wall Street, incluindo Donald Marron, Walter Shipley e Jack Hennessy. Especula-se também que o governador texano pode optar por alguém com experiência no Congresso, como Bill Archer.

Gore poderá manter Lawrence Summers no cargo. Mas há outras possibilidades: James Johnson, Franklin Raines e o ex-senador Bill Bradley.

SECRETARIA DA DEFESA

As possibilidades em caso de vitória de Bush incluem o senador Chuck Hagel, de Nebraska, membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado, e Paul Wolfowitz, da Escola Nitze de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins.

Entre os candidatos de Gore estão o senador Carl Levin, de Michigan, membro há muito tempo do Comitê de Serviços Armados, e o ex-senador Sam Nunn, especialistas em defesa. Mas Gore pode, assim como fez Clinton, quebrar o gelo e trazer um republicano para o cargo.

PROCURADORIA GERAL

Bush pode escolher um de seus colegas governadores republicanos, incluindo Frank Keating (Oklahoma) ou Jim Gilmore (Virginia). Outra possibilidade é o ex-senador John Danforth.

Gore tem na lista o ex-vice-procurador-geral Jamie Gorelick, o ex-conselheiro da Casa Branca Jack Quinn ou ainda o vice-procurador, Eric Holder.

ASSESSOR DE SEGURANÇA NACIONAL

Bush pode escolher seu conselheiro de política exterior, Condoleezza Rice.

Gore teria Leon Fuerth como um bom nome. Ele tem cumprido esta função ao lado do vice-presidente nos últimos oito anos.

ASSESSOR-CHEFE DA CASA BRANCA PARA ECONOMIA

Se não for escolhido como secretário do tesouro, Lindsey é cotado para ser o próximo a ocupar o cargo. O professor John Taylor, da Universidade de Stanford, também está no páreo.

Em caso de vitória de Gore, o cargo poderá ser dado a Alan Blinder, que, como Lindsey, é ex-chefe do banco central dos Estados Unidos.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página