Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2000 - 20h20

Peru diz ter encontrado Montesinos

Publicidade

da France Presse
de Lima, Peru

Vladimiro Montesinos, ex-chefe de espionagem do governo do presidente peruano Alberto Fujimori, que estava sendo procurado sob a acusação de ter lavado milhões de dólares, ainda está no Peru e as autoridades sabem do seu paradeiro, informou o ministro da Justiça no domingo.

"Forças de segurança estão próximas dele (Montesinos), ele está localizado. Nos próximos dias, teremos mais notícias", disse Alberto Bustamante à televisão Frecuencia Latina, descartando os rumores de que Montesinos havia saído do país.

Um promotor público está investigando Montesinos, um dos políticos mais íntimos de Fujimori e de bastante influência no país nos últimos 10 anos. Montesinos é acusado de lavar dinheiro, depois que autoridades suíças descobriram que ele possui 48 milhões de dólares em três contas bancárias.

Jornais de oposição do Peru denunciaram outras contas, provavelmente no Panamá, Ilhas Cayman, Espanha e Estados Unidos, em nome de empresas e membros da família. A evidência é a mais séria já levantada contra Montesinos.

O Peru vem enfrentando uma crise política ferrenha desde Fujimori despediu Montesinos e foi forçado a pedir eleições antecipadas depois das acusações lançadas contra seu ex-chefe de espionagem, conhecido como o "Rasputim" do governo peruano.

O parlamentar de oposição Fernando Olivera, que tornou pública a evidência de suborno contra o ex-chefe de espionagem, disse ter a informação de que Montesinos estaria negociando sua rendição com as autoridades peruanas.

A mídia local reportou que Montesinos colecionava milhares de vídeos implicando políticos e homens de negócios de seu círculo de influência.

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página