Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2000 - 14h27

Rússia abandona tentativa de recuperar corpos do Kursk

Publicidade

da Reuters
em Moscou

A Rússia abandonou as esperanças de recuperar os corpos dos 118 marinheiros que morreram a bordo do submarino nuclear Kursk no mar de Barents e permitiu que a equipe de salvamento norueguesa deixasse o local hoje.

O porta-voz da Esquadra do Norte disse que a plataforma Regalia, que serviu como base durante os 18 dias que durou a operação de resgate, partiu rumo à Noruega depois da determinação de que não havia nada mais a ser feito.

Mergulhadores russos e noruegueses, acompanhados por oficiais da Marinha russa, realizaram uma breve cerimônia no mar de Barents para relembrar aqueles que morreram. Em seguida, a plataforma Regalia começou sua viagem de volta.

"Eles prestaram atenção na Regalia e jogaram uma coroa de flores na água", disse o porta-voz da esquadra, Vladimir Navrotsky, à televisão estatal RTR. "Em seus pequenos discursos, os mergulhadores disseram que tinham feito tudo o possível pelo Kursk. Fizeram até mais", disse o porta-voz.

Um porta-voz do braço norueguês da empresa de petróleo norte-americana Halliburton confirmou que a plataforma tinha deixado a área.

Hoje os oficiais da Marinha russa haviam dito que os trabalhos de busca dos corpos presos no submarino tinham sido suspensos por causa das péssimas condições meteorológicas.

Os mergulhadores estavam trabalhando na quarta seção do submarino tentando resgatar alguns dos corpos da tripulação, presos na embarcação desde 12 de agosto, quando uma explosão afundou o Kursk.

O naufrágio do submarino nuclear Kursk foi o pior acidente náutico da Rússia. Uma nota manuscrita encontrada em um dos 12 corpos recuperados mostrou que pelo menos 23 pessoas estavam vivas horas depois do naufrágio da embarcação.


Leia mais sobre o acidente com o submarino russo

Análise: Kremlin tenta salvar um novo naufrágio, o da imagem política de Putin


Leia comentário de Clóvis Rossi
na Pensata
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página