Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2000 - 08h46

Bush vence na "casa do adversário"

Publicidade

CAMILO TOSCANO
da Folha Online

O candidato republicano à Presidência dos EUA, George W. Bush, obteve duas vitórias na "casa do adversário". Bush venceu as eleições no Estado de Arkansas, onde nasceu o atual presidente do país, Bill Clinton, e no Tennessee, Estado de seu adversário, o atual vice-presidente e candidato democrata a presidente, Al Gore.

Mais que os importantes 17 votos no colégio eleitoral (11 do Tennessee e 6 do Arkansas) que essas vitórias representaram, Bush pode saborear a vitória moral de vencer em dois Estados considerados redutos democratas.

Nas duas últimas eleições, em 1992 e em 1996, Clinton saiu-se vencedor no Arkansas e no Tennessee. O Partido Democrata contava com a vitória nesses dois Estados desde o início da campanha, mas nas duas últimas semanas Bush fortaleceu sua candidatura e conseguiu vencer, garantindo os 17 votos.

A derrota é um claro exemplo das dificuldades que Gore enfrentou durante a campanha para capitalizar a aprovação popular da administração Clinton. Apenas na semana final da campanha, Clinton participou ativamente em favor de Gore.

O afastamento visava evitar que o escândalo Monica Lewinsky pudesse influenciar negativamente na candidatura democrata, além da tentativa de reforçar a imagem de Gore, ofuscada como vice-presidente do popular Bill Clinton.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página