Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2000 - 15h28

Em 1948, Chicago Tribune errou o resultado das eleições nos EUA

Publicidade

da France Presse
em Washington

Vários jornais norte-americanos saíram às ruas dando a vitória nas eleições norte-americanas ao republicano George Bush, algo que lembra a famosa manchete do Chicago Tribune de 1948 anunciando que Thomas Dewey havia vencido Harry Truman.

Durante a campanha de 1948, o republicano Thomas Dewey liderou as pesquisas na frente do democrata Harry Truman e a imprensa acreditou que não haveria alterações no resultado final.

Na noite de 2 de novembro, a recontagem de votos deu rapidamente vantagem a Truman, mas muitos jornalistas continuaram atribuindo a vitória a Dewey.

No Chicago Tribune, cujos gráficos estavam em greve, os textos dos jornalistas foram compostos por secretários e voluntários, o que retardou as operações.

Apressados em botar o jornal logo nas ruas, os jornalistas tiveram de apostar num vencedor e escolheram Dewey, dando um título à edição que entrou para os anais da imprensa.

Na atual eleição, o Estado da Flórida e seus 25 votos no colégio eleitoral foram atribuídos pelas cadeias americanas de televisão a Al Gore. Em seguida, ao longo da noite, foram atribuídos a Bush, o que o converteu, de forma antecipada, no vencedor da eleição.

Poucas horas depois, as autoridades eleitorais da Flórida anunciaram uma recontagem dos votos. Mas vários jornais já haviam feito suas edições anunciando a vitória de Bush. The Miami Herald titulou "Bush venceu", para, em seguida, anunciar em seus subsequentes clichês "Ainda não terminou".

Também em Miami, o jornal em espanhol "El Nuevo Herald" deu Bush como vencedor. O "The New York Post" deu em sua primeira página: "Bush venceu".


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA<
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página