Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2000 - 16h51

Pela primeira vez, EUA têm cinco mulheres governadoras

Publicidade

da AP
em Nova York

Onze Estados elegeram governadores nas eleições de ontem e cinco mulheres foram eleitas, marcando o mais alto número de governadoras na história dos Estados Unidos.

A republicana Judy Martz, de 57 anos, foi eleita para o governo do Estado de Montana. No pequeno Estado de Delaware, a vice-governadora democrata Ruth Ann Minner, que na década de 1970 iniciou sua carreira como recepcionista do Capitólio estadual será agora aquela que dirigirá seus destinos.

Essas duas vitórias elevaram a cinco o número de Estados americanos governados por mulheres.

Mas, essa tendência não avançou em Dakota do Norte, onde a secretária de Justiça democrata Heidi Heitkamp teve que concorrer com o banqueiro John Hoeven sofrendo de câncer de mama.

Em setembro, ela fez uma mastectomia e uma semana depois reiniciou a campanha eleitoral, ao mesmo tempo em que se submetia a quimioterapia.

Onze Estados americanos elegeram governadores ontem. Os democratas conservaram o poder em sete e o conquistaram na Virgínia Ocidental.

Em Missouri, Mel Carnahan foi eleito para o Senado federal, apesar de ter morrido em um desastre aéreo há três semanas. Como não dava tempo de tirar seu nome da lista de candidatos, sua mulher, Jean, resolveu ocupar a cadeira de senador conquistada por seu marido. O próximo governador de Missouri será o tesoureiro estadual Bob Holden, que venceu o republicano Jim Talent, por pequena margem de votos.

Em Vermont, a polêmica sobre os direitos dos homossexuais não afetou o governador democrata Howard Dean, que conquistou um quinto mandato.

Com a perda do governo da Virgínia Ocidental, os republicanos ficaram com um total de 20 governadores, enquanto os democratas estão com 19 e dois são independentes.

Os republicanos conservaram o governo em Utah, Montana e Dakota do Norte. Os democratas venceram em Washington, Delaware, New Hampshire, Carolina do Norte, Missouri, Vermont, Virgínia Ocidental e Indiana.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página