Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2000 - 09h46

Arafat chega aos EUA para encontro com Clinton

Publicidade

da Reuters
Jerusalém (Israel)

O líder palestino Iasser Arafat chegou a Washington (EUA) na manhã de hoje para um encontro com o presidente norte-americano, Bill Clinton. Enquanto Clinton e Arafat se preparam para a reunião _ uma tentativa de pôr fim às seis semanas de violência _ novas trocas de tiros ocorreram na faixa de Gaza e na Cisjordânia hoje.

A previsão é de que a visita de Arafat, na qual ele espera conseguir apoio para a proposta de uma força de paz da ONU para proteger os palestinos, fique em segundo plano por causa da incerteza política reinante em Washington em torno dos resultados da eleição presidencial americana.

No mais recente episódio de violência no Oriente Médio, um helicóptero israelense bombardeou uma van palestina na Cisjordânia hoje, matando pelo menos uma pessoa e ferindo várias outras, informaram fontes palestinas e autoridades de um hospital.

O exército israelense disse que atiradores palestinos abriram fogo contra bases do exército e assentamentos judaicos em várias partes da Cisjordânia e de Gaza. Um motorista israelense teria sido baleado por atiradores palestinos quando percorria uma estrada na Cisjordânia.

O vice-ministro da Defesa israelense, Ephraim Sneh, anunciou que o Túmulo de Rachel, um santuário situado na entrada da cidade de Belém, na Cisjordânia, ficará fechado aos fiéis que fazem peregrinações ao local na festa da matriarca judaica Rachel.

Segundo Sneh, a decisão foi tomada em razão do temor de possíveis ataques. O exército teria planejado levar os fiéis ao santuário em ônibus blindados, mas, depois de receber "avisos concretos sobre planos de um ataque ao próprio santuário", cancelou o plano e declarou a área zona militar fechada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página