Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2000 - 16h13

Saiba como é a cédula de votação nos EUA

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

Apesar de toda a tecnologia disponível nos Estados Unidos, as cédulas usadas nas eleições ainda são de papel. Elas possuem o nome dos candidatos e um campo para ser perfurado, o qual, depois de receber a perfuração, indicaria a escolha do eleitor.

O problema ocorrido na Flórida mostra que esse sistema de votação possui deficiências e pode ter prejudicado a votação no Estado.

Um exemplo disso é a cédula de Palm Beach. Lá, pelo menos 19 mil votos foram anulados e 3.407 podem ter sido creditados ao candidato reformista Pat Buchanan devido à má elaboração da cédula.

A disposição do nome dos candidatos e o campo de perfuração disponível na cédula acabou confundindo os eleitores que, ao furar um dos espaços, pensaram estar voltando no candidato democrata em Al Gore, quando, na verdade, votavam no reformista Pat Buchanan.

Por isso, cerca de 19 mil votos de Palm Beach, que tem 200 mil eleitores, foram invalidados por terem sido marcados duas vezes, o que mostra que muitos eleitores podem ter feito a escolha, percebido o engano, e feito outra perfuração para corrigir o erro.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página