Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2000 - 11h02

Resultado da recontagem na Flórida indica vitória de Bush

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

Segundo a agência de notícias "AP" (Associated Press), o resultado da recontagem dos votos no Estado da Flórida indica a vitória do candidato republicano George W. Bush para a Presidência dos Estados Unidos.

Bush obteve 2.910.198 votos no Estado, venceu o democrata Al Gore, que alcançou 2.909.871, e pode ter conseguido abocanhar os 25 votos do Colégio Eleitoral que faltavam para chegar aos 270 votos necessários para se eleger presidente. A diferença entre os dois candidatos foi de 327.

A divulgação oficial da recontagem - que ainda não terminou -, feita pela secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris, dá conta, até o momento, do resultado das urnas de 53 condados, com uma vantagem de 1.784 votos para Bush.

Segundo ela, os supervisores de outros 14 condados têm, pela lei, até a próxima terça-feira (14) para enviar os resultados, por isso o resultado oficial ainda não confirma a vitória de Bush.

Uma festa gigantesca, preparada pelo comitê do republicano no Estado do Texas, deve comemorar o anúncio, oficial ou não, da vitória de Bush sobre Gore. Nomes de secretários e a formação de um novo corpo governamental já são assunto entre os republicanos, mas Gore disse que não aceitaria a vitória de Bush caso ela se concretizasse e deve recorrer da decisão.

Este é o cenário provisório que envolve a vida dos norte-americanos depois de uma eleição confusa, acompanhada pelos olhares desconfiados de eleitores democratas e republicanos.

Provisório por três motivos: primeiro, porque o condado de Palm Beach aceitou hoje a petição do Partido Democrata para fazer uma nova recontagem dos votos, agora manualmente; segundo, porque essa nova recontagem deve começar apenas no sábado (11) e terceiro, porque nenhum resultado oficial será anunciado antes de 17 de novembro, data-limite decretada pelo Estado da Flórida para o recebimento dos votos que devem chegar pelo correio e serão computados no resultado final do Estado.

Além disso, existe a possibilidade de haver recontagem de votos em outros três Estados norte-americanos: Iowa, Wisconsin e Novo México, só que dessa vez, a pedido de Bush, segundo seus assessores. Nos três Estados a vitória foi do candidato democrata.

Mesmo com a divulgação oficial do resultado da recontagem, é provável que os Estados Unidos não tenham um nome definido para apresentar como o novo presidente do país.

Depois dos problemas com as cédulas e a anulação de 19 mil votos na Flórida, pelo menos três cidadãos norte-americanos entraram na Justiça pedindo que o resultado no Estado seja cancelado e que uma nova votação defina qual candidato deve receber os 25 votos do Colégio Eleitoral.

Além das reclamações dos eleitores e do próprio candidato democrata Al Gore, o reverendo Jesse Jackson também se queixou das irregularidades na votação para a escolha do presidente dos EUA ocorrida em Palm Beach (Flórida).

O condado de Palm Beach, reduto democrata, se converteu no centro de uma batalha legal pelos votos da Flórida, que foram objeto de uma recontagem automatizada e, agora, serão objeto de uma recontagem manual. Estes 25 votos são decisivos para apontar o novo presidente dos Estados Unidos.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página