Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2000 - 12h29

Bomba explode na região basca após prisões

Publicidade

da Reuters
em Bilbao (Espanha)

Uma bomba explodiu hoje na região basca (Norte da Espanha), horas depois de a polícia prender quatro pessoas suspeitas de pertencerem ao grupo separatista basco ETA (Pátria Basca e Liberdade, em basco), conforme informaram autoridades locais.

A explosão, causada por uma pequena escondida em um vaso de planta do lado de fora da casa de um jornalista espanhol em San Sebastian, não matou ninguém, segundo a polícia. O atentado ainda não foi reivindicado pelo ETA. O jornalista já havia sofrido ameaças da organização.

Os jovens seguidores do ETA estão por trás de uma campanha de violência e vandalismo contra aqueles considerados inimigos da causa separatista.

As prisões foram feitas em Bilbao, no norte da Espanha, três dias depois de a polícia prender outros oito supostos membros do ETA em Madri e Barcelona.

O ETA vem sendo responsabilizado por 20 mortes só neste ano, na sua mais violenta ofensiva desde 1992, quando matou 26 pessoas. O ETA é culpado pela morte de 800 pessoas em sua luta de 32 anos por um país basco independente que reuniria o norte da Espanha e o sul da França.


  • Leia mais no especial do ETA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página