Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2000 - 17h16

Reformista teve votação cinco vezes maior em condado da Flórida

Publicidade

CAMILO TOSCANO
da Folha Online

Os votos conseguidos pelo candidato do Partido Reformista à Presidência dos EUA, Pat Buchanan, no condado de Palm Beach contabilizam mais do que o triplo dos votos conseguidos por ele no segundo condado em que foi mais votado (Pinnellas). Este pode ser um indício de que Buchanan teria recebido votos que seriam, na verdade, do democrata Al Gore.




A soma dos votos do segundo, do terceiro e do quarto condados em que Buchanan foi mais votado (Pinellas, Hillsborough e Marion, respectivamente) também é menor do que a votação dele em Palm Beach. Ou seja, em Palm Beach ele obteve 3.704 votos, nos outros três condados juntos, 2.418 votos.

Sua votação média no Estado foi de 0,3% do total de votos. Em Palm Beach, este número sobe para 1,5%, cinco vezes mais. O número total de votos obtidos pelo reformista na Flórida foi de 17.356 votos e cerca de 19,6%.

"Não quero tomar votos que não pertençam a mim". Com esta frase Pat Buchanan resumiu o sentimento de muitos partidários do democrata Al Gore sobre os problemas da eleição no Estado da Flórida.

Os democratas acreditam que muitos dos votos dados a Buchanan eram, na verdade, endereçados a Gore. Isto porque a cédula utilizada no condado de Palm Beach (reduto democrata) gerou dúvidas nos eleitores. Os campos reservados a Gore e a Buchanan nos cartões não estavam claramente definidos. Tanto que pelo menos 19 mil votos foram anulados por estarem perfurados nos dois campos.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página