Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2000 - 18h03

Mais de um milhão de votos da Califórnia ainda não foram apurados

Publicidade

da France Presse
em Los Angeles

Mais de um milhão de votos em trânsito, de eleitores californianos que moram fora dos EUA, ainda não foram apurados, informou hoje o assessor de imprensa do secretário de Governo desse estado do Oeste.

Apesar do democrata Al Gore já ter garantido vitória no estado mais populoso e rico do país, esses votos podem somar mais percentagem ao resultado da escolha popular, em nível nacional, favorável aos democratas e alheia ao voto colegiado que pode fazer de Bush o novo presidente dos Estados Unidos.

Gore tem mais votos que Bush nesse tipo de contagem do voto popular no país todo, informa a imprensa, mesmo sem contar os resultados oficiais da Flórida e dos votos em trânsito em todo o país.

A Califórnia, nessa altura do processo eleitoral, não decide mais quem vai para a Casa Branca, ao contrário do que acontece com a Flórida.

No entanto, essa grande diferença percentual, para muitos juristas e historiadores legitíma a votação popular e será um dos principais argumentos dos que defenderão uma reforma do sistema eleitoral dos Estados Unidos, depois da atual confusão eleitoral.

Os condados californianos têm até cinco de dezembro para entregar seus mapas eleitorais ao Secretário de Estado, Bill Jones.

Por enquanto, Gore ganha de Bush na Califórnia por 53,7% contra 41,5%. Percentagens que se traduzem em 5,3 milhões de votos para o candidato democrata e 4,1 para o republicano, disse Balch.

Esse ano, a Califórnia bateu recorde de solicitações para voto pelo correio, 3,2 milhões dos 15,7 milhões de eleitores. Eles tinham prazo até o fechamento das urnas para enviar os votos pelo correio ou por intermédio de terceiros (portadores).

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página