Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2000 - 20h40

Califórnia ainda tem de contar 1 milhão de votos do exterior

Publicidade

da Reuters
em Sacramento (Califórnia)

Mais de 1 milhão de votos de californianos que estão no exterior e que ainda precisam ser contados poderiam virar o placar nacional de votos populares diretos em favor do candidato republicano George W. Bush, disseram hoje autoridades.

Até agora, a contagem total de votos, no país inteiro, coloca o democrata Al Gore à frente de Bush por 200 mil votos, mas o secretário de Estado da Califórnia, Bill Jones, ainda estava aguardando as cerca de 1.015.434 cédulas do exterior.

O total nacional de votos não influencia o resultado da eleição, que é feita de modo indireto, por meio do Colégio Eleitoral. No sistema eleitoral norte-americano, é possível que Bush vença a Presidência mesmo tendo menos votos no total.

Dentro da Califórnia, o vencedor foi Gore. Mesmo com o 1 milhão de votos ainda por chegar, não há chance de Bush virar o placar, porque a diferença entre eles foi de cerca de 1,2 milhão de votos.

"Faltam ainda muitos votos de Orange County, San Diego e Central Valley, locais mais conservadores", disse o porta-voz de Jones, Alfie Charles.

Jones, o único republicano eleito para um cargo público na Califórnia, pediu que o país espere pelo resultado final da Califórnia para então anunciar à população os números oficiais de cada candidato.

"Um erro já foi cometido na noite da eleição por causa do zelo da mídia com índices. Não façamos o mesmo erro novamente com prognósticos sobre os votos populares", disse Jones em comunicado.

"A Califórnia ainda precisa contabilizar 1 milhão de cédulas que poderiam alterar os votos populares."

A Califórnia tem até dia 5 de dezembro para completar a contagem de votos e reportar os totais, embora, segundo Alfie Charles, espera-se a divulgação de resultados mais certeiros na semana que vem.

No geral, Gore mantém uma liderança confortável de 54% a 42% sobre Bush na Califórnia e detém os 54 votos do Colégio Eleitoral do Estado, não importando a diferença apresentada pela contagem dos votos por correio.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página