Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2000 - 22h25

Votação acirrada gera novas recontagens

Publicidade

CONSTANÇA TATSCH
LIGIA BRASLAUSKAS

da Folha Online

O Estado do Novo México (sul), que havia creditado a vitória ao democrata Al Gore, cancelou os votos dados ao candidato e anunciou, por meio das TVs norte-americanas, que fará recontagem das cédulas.

Assim, o Novo México passa a ser o terceiro Estado com indefinição nos resultados, além da Flórida, que passa por uma recontagem mecânica de votos e do Oregon, que ainda não terminou a contagem oficial.

De acordo com a diretora da Divisão Eleitoral do Novo México, Denise Lamb, a recontagem será feita porque o resultado entre os dois candidatos está com uma margem de diferença muito pequena. "O resultado Bush e Gore está muito próximo para se anunciar, com certeza, o nome do ganhador", segundo as agências internacionais.

No condado de Bernalillo, o mais populoso do Novo México, desde ontem está sendo feita a recontagem de cerca de 67 mil votos, os quais poderiam gerar uma vantagem a favor de Bush, que perdeu na primeira contagem.

Funcionários do Colégio Eleitoral de Santa Fé, cidade incluída no condado de Bernalillo, disseram que problemas nos computadores criaram dificuldades na tabulação entre os 65 mil e 67 mil votos enviados pelo correio.

Depois do anúncio oficial do Novo México, Gore perde os cinco votos do Estado e passa a somar 255 delegados ou votos colegiados, enquanto o republicano George W. Bush continua com 246.

Independentemente dos votos eleitorais do Novo México, apenas os resultados da Flórida ainda podem dar a vitória a Gore ou a Bush.

Outros Estados

Também é possível que haja uma recontagem no Oregon, por ordem oficial, se a margem de diferença entre os dois candidatos for menor que a quinta parte de um total de 1%, ou seja, cerca de 2.500 votos.

Em Iowa, representantes do Partido Republicano consideram a possibilidade de solicitar a recontagem dos votos, já que Bush perdeu por uma margem de 5.000 votos, na eleição popular.

Em Wisconsin, onde Bush foi derrotado por 6.000 votos, aproximadamente, não existe a recontagem automática _como a que ocorre no Estado da Flórida quando a diferença entre os dois candidatos é igual ou menor a 1%_, mas um candidato pode pedir uma nova contagem, e os republicanos afirmam estar avaliando essa possibilidade.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página