Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2000 - 08h42

Palm Beach deve ter recontagem manual total

Publicidade

da France Presse
em West Palm Beach (EUA)

A comissão eleitoral do condado de Palm Beach (Flórida, Sudeste) pediu na madrugada de hoje, após a verificação manual de 1% dos votos, uma contagem manual de todos os 431 mil votos do condado.

Após proceder, durante cerca de dez horas ontem, a verificação manual dos resultados de quatro seções, ou seja, cerca de 4.300 votos, a comissão comprovou 33 votos a mais para Al Gore (democrata) e 14 para George Bush (republicano), uma diferença a favor do vice-presidente de 19 votos.

Essas quatro seções, que representam 1% dos votos do condado, põem em dúvida o resultado final do condado, obrigando a uma nova recontagem manual total de todos os votos, explicou a comissão.

Ao projetar a escala de todo o condado, isto pode representar uma diferença positiva em torno de 1.900 votos em favor de Gore, mudando assim o resultado da Flórida e tornando-o o novo presidente dos Estados Unidos, informaram membros da comissão eleitoral.

O Partido Democrata se congratulou com a decisão das autoridades da Flórida. "Aplaudimos a decisão da comissão eleitoral de Palm Beach de recontar manualmente os votos emitidos na eleição presidencial", assinala o comunicado lido pela CNN, assinado pelo porta-voz do comitê nacional democrata, Jenny Backus e por Doug Hattaway, um porta-voz do vice-presidente Al Gore.

O condado de Palm Beach é um dos redutos democratas no estado, e por isso Gore pediu uma apuração rigorosa dos votos.

Resultados não-oficiais anunciados anteriormente pela mídia davam a Bush uma vantagem de 327 votos em um estado onde votaram seis milhões de eleitores.

"Creio que baseado no encontrado esta noite e que pode afetar o resultado final, peço uma nova recontagem manual total", disse Carol Roberts, um dos três membros da comissão. Dois dos três membros da comissão votaram a favor da recontagem.

A comissão eleitoral se reunirá amanhã para decidir como proceder com a recontagem manual dos votos emitidos no condado, enquanto um juiz deve decidir sobre a ação de bloqueio apresentada pelos republicanos.

"Se George W. Bush acha que ganhou realmente as eleições na Flórida, não tem motivo para temer uma recontagem manual", disse Warren Christopher, ex-secretário de Estado (durante o primeiro mandato do presidente Bill Clinton, de 1993 a 1997).

Segundo Christopher, "cada voto deve ser levado em conta" e uma contagem manual é o melhor mecanismo para se assegurar do resultado da votação e das intenções reais dos eleitores.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página