Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2000 - 09h18

Irmão de Escobar afirma que narcotráfico financiou campanha de Fujimori

Publicidade

da France Presse
em Bogotá

O então chefe do cartel colombiano de Medellin, Pablo Escobar, teria entregue US$ 1 milhão a Vladimiro Montesinos para financiar a primeira campanha presidencial de Alberto Fujimori no Peru, revelou Roberto Escobar, irmão do narcotraficante morto, à revista Cambio de Bogotá.

"Quando Fujimori estava em sua primeira campanha presidencial, no final de 1989, meu irmão Pablo deu dinheiro para esta campanha. Ele entregou mais ou menos US$ 1 milhão ao senhor Montesinos, que veio à Colômbia", disse Escobar a revista.

Em troca do dinheiro, "Fujimori garantiu a Pablo que se chegasse à presidência faria tudo o que estivesse ao seu alcance" para ajudá-lo, disse Roberto Escobar à revista, cujo conselho editorial é presidido pelo escritor Gabriel García Márquez.

Roberto Escobar disse que a questão do dinheiro foi tratada apenas com Montesinos, mas destacou que seu irmão "falou algumas vezes" com Fujimori sobre "assuntos relacionados a campanha eleitoral".

Internado em um hospital penitenciário, Roberto Escobar admitiu que não tem como provar estas denúncias. "A máfia nunca guarda documentos. Tudo é feito na palavra, mas tenho várias testemunhas e muitos detalhes que posso revelar no momento apropriado".

Roberto Escobar afirmou que Montesinos permitia a "saída de aviões carregados com pasta (pasta de coca) do Peru para os laboratórios (de refino da cocaína) do meu irmão".

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página