Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2000 - 16h00

Decisão sobre prazo de recontagem pode definir eleição nos EUA

Publicidade

da Reuters
em Tallahassee

Um tribunal da Flórida se prepara para decidir hoje se o Estado pode ou não impor um prazo, para hoje à noite, para o final da recontagem dos votos, mesmo que ela não esteja concluída.

Bush lidera a contagem, em dados não oficiais, por 388 votos na Flórida. Mas isso pode mudar se a recontagem manual puder continuar, ou seja, se o prazo for estendido. Se o tribunal decidir que a recontagem tem de terminar hoje à noite, Bush pode ser declarado vencedor na sexta, quando devem ter chegado todos os votos de eleitores que estavam no exterior.

Isso poderia encerrar a indefinição sobre quem venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 7 de novembro. Os dois candidatos _o democrata Al Gore e o republicano George W. Bush_ precisam da vitória na Flórida para serem declarados vencedores.

O prazo para o final da recontagem foi estabelecido pela secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris, que é republicana. Com o estabelecimento do prazo, a recontagem teria de ser encerrada às 20h (horário de Brasília) de hoje, mesmo que não esteja terminada.

A campanha de Bush chegou a sugerir a Al Gore que ambos os candidatos aceitassem o resultado da recontagem que fosse divulgado no final do prazo, acabando com a incerteza. Mas a campanha de Gore rejeitou a proposta.

Um dos condados mais importantes para os democratas, o de Palm Beach, suspendeu a recontagem manual, com base num parecer da secretária de Estado de que o modo como estava sendo feita a recontagem era ilegal.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página