Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2000 - 09h26

EUA ainda esperam resultado das eleições

Publicidade

da Reuters
em Tallahassee (EUA)

Os resultados das eleições à Presidência dos Estados Unidos continuam indefinidos no aguardo de uma possível recontagem manual de alguns votos na Flórida e da apuração de cédulas enviadas por correio por norte-americanos que estão no exterior.

Mesmo assim, registra-se uma crescente luta nos tribunais por parte dos dois partidos políticos tradicionais, Democrata e Republicano.

Depois de oito dias da eleição presidencial de 7 de novembro, o republicano George W. Bush mantém uma pequena vantagem de 300 votos sobre o democrata Al Gore na Flórida. Mas o resultado oficial do Estado deve sair dentro de alguns dias.

O vencedor deverá obter os 25 votos do colégio eleitoral do Estado da Flórida _que os dois candidatos necessitam para ocupar o cargo de presidente do país. O vice-presidente e candidato democrata Al Gore lidera o voto popular, mas não pode ganhar a Presidência, a menos que obtenha 270 votos eleitorais.

Em Iowa, os republicanos ainda avaliam se vão pedir a recontagem dos votos do Estado depois que a vantagem de Gore sobre Bush foi reduzida de forma significativa ontem ao se descobrir um erro no condado de Sioux.

Na Flórida, a secretária de Estado, Katherine Harris, fixou um limite até as 17h (horário de Brasília) de quarta-feira para que os três condados do Estado que continuavam contando os votos manualmente explicassem por que não cumpriram o prazo determinado para enviar seus resultados finais, que se expirou ontem.

Os democratas estavam tentando uma recontagem manual em quatro condados da Flórida na esperança de poder ganhar mais votos para Gore.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página