Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2000 - 17h17

Novo presidente dos EUA deve ser conhecido amanhã

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

O nome do novo presidente dos EUA pode ser divulgado amanhã pelo Estado da Flórida e, se confirmada a recontagem automática, o republicano George W. Bush poderá ser o novo líder do país no próximos quatro anos. Os 25 votos do colégio eleitoral do Estado serão definidos sem que sejam consideradas as recontagens que acontecem em pelo menos três condados da Flórida.

O juiz Terry Lewis apoiou hoje a decisão da secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris, em não estender a data-limite _marcada para amanhã_ para divulgar o nome do candidato vencedor no Estado.

Depois da decisão do juiz, o candidato democrata Al Gore, afirmou que recorreria da decisão do juiz e que, caso o resultado oficial da Flórida seja realmente divulgado amanhã, ele também entrará com uma ação na Justiça.

Com tantas ações sendo impetradas tanto pelos democratas como pelos republicanos, é possível que, apesar da divulgação do nome do vencedor da eleição no Estado da Flórida amanhã, a eleição ainda não esteja definida.

Na segunda-feira (20), o condado de Palm Beach, palco principal da confusão generalizada que acontece nas eleições norte-americanas, viverá mais uma decisão judicial.

O juiz do condado Jorge Labarga, que defende oito pedidos de eleitores para que haja uma nova eleição na Flórida, decidirá se uma segunda votação no Estado seria um "remédio" eficiente para resolver a questão, segundo as agências internacionais.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página