Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2000 - 17h18

Norte-americanos querem fim rápido para eleição na Flórida

Publicidade

da Reuters
em Washington

Cientes da confusa disputa eleitoral na Flórida, os norte-americanos consideram que uma resolução rápida para a definição da eleição nos Estados Unidos é mais importante do que uma "audiência completa na Justiça" para os candidatos, segundo uma pesquisa publicada na hoje pela ABC News/Washington Post.

A pesquisa nacional realizada ontem revelou que 57% dos adultos avaliaram como sendo mais importante uma conclusão para o processo, contra 40% que preferem uma revisão judicial aprofundada.

A maioria dos entrevistados disse que eles poderiam aceitar o resultado da última apuração, independentemente se os votos foram provenientes de recontagens manuais ou das urnas eletrônicas.

Do total, 46% disseram que eles não esperavam receber uma contagem exata das urnas da Flórida, o que representa um acréscimo de 8% de pontos na mesma pergunta feita por uma pesquisa da ABC News, divulgada no domingo.

A maioria afirmou que as máquinas eletrônicas eram mais exatas que a contagem realizada por pessoas. Mas 56% disseram que os resultados das recontagens manuais deveriam ser incluídos na pesquisa usada para avaliar os 25 votos do Colégio Eleitoral, a chave para a Casa Branca.

Os entrevistados deram a ambos os candidatos e à secretária do Estado da Flórida, Katherine Harris, notas baixas pelo trabalho realizado no período pós-eleitoral, com 48% desaprovando o republicano George W. Bush e 51% mostrando insatisfação com o democrata Al Gore.

Metade dos entrevistados tiveram uma opinião desfavorável em relação a Harris, a republicana responsável por certificar o resultado das eleições no Estado.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página