Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2000 - 19h08

Minorias dos EUA podem ter tido direito de voto negado

Publicidade

da Reuters
em Baltimore (EUA)

A Associação Nacional para o Avanço de Pessoas de Cor (NAACP) entregou hoje um relatório ao Departamento de Justiça dos EUA sugerindo que negros e outras minorias tiveram o seu direito de voto negado na eleição presidencial do dia 7 de novembro, na Flórida.

O documento contém testemunhos de 20 pessoas que disseram a uma comissão da NAACP que haviam sido impedidas de votar por autoridades eleitorais. Eles também afirmaram que haviam sido questionados pela polícia ou sofrido outros abusos.

Na terça-feira (07), uma porta-voz da organização, a mais antiga e maior de defesa dos direitos humanos do país, havia dito que um relatório estaria pronto na próxima semana.

``A NAACP ficou atônita ao ouvir testemunhos sobre a conduta que abalou a força de votação das minorias na Flórida, e que considera um esforço de negar aos eleitores de cor seu direito de voto'', disse Kweisi Mfume, presidente da NAACP, em um comunicado.

Os negros, em sua maioria, apóiam o candidato democrata Al Gore.

A NAACP pediu à secretária de Justiça do país, Janet Reno, que investigue as acusações de irregularidades, afirmando haver evidências de que autoridades violaram o direito constitucional de eleitores.

A associação também disse que negros dos Estados de Michigan, Flórida e Virgínia receberam telefonemas criminosos sugerindo que a NAACP havia dado o seu apoio ao republicano George W. Bush.

Mfume e outras autoridades da NAACP criticaram abertamente o Departamento de Justiça, por este não ter respondido às denúncias de irregularidade.

O resultado das eleições na Flórida determinará quem será o próximo presidente dos EUA.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página