Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2000 - 11h43

Com votos do exterior, vantagem de Bush sobe para 930 votos

Publicidade

da France Presse
em Tallahassee

O candidato republicano à Casa Branca, George W.Bush, registrava uma vantagem de 930 votos sobre Al Gore na Flórida, após a contagem dos votos do exterior, ainda que a validade deste resultado dependa de uma decisão da Justiça, esperada para não antes desta segunda-feira.

A questão é incluir ou não os resultados da contagem manual no Estado, alvo de fraudes, segundo os republicanos. "Temos provas claras e evidentes de testemunhas de que a contagem manual é fundamentalmente falha e que já não se trata de uma contagem, e sim de uma distorção, de uma reinvenção e de uma falta de consideração com as verdadeiras intenções dos eleitores da Flórida",
afirmou a porta-voz da campanha de Bush, Karen Hughes.

Ela criticou o fato de algumas cédulas enviadas do exterior, muitas por militares, tenham sido invalidadas porque a data do selo do correio era tardia ou por falta de assinaturas de testemunhas.

Bush tem uma vantagem sobre Gore de 930 votos na Flórida, após a contagem dos votos do exterior, anunciou ontem a máxima autoridade eleitoral estadual, a republicana Katherine Harris. Mas a certificação deste resultado depende de uma decisão da Suprema Corte da Flórida, de incluir ou não os resultados das contagens manuais. Uma audiência com as duas partes sobre o assunto está marcada para amanhã.

"Esperamos que, uma vez que a Suprema Corte tenha ouvido os argumentos deste caso, as leis (eleitorais) da Flórida prevaleçam e os resultados da eleição sejam oficializados", declarou Hughes.

Em seu argumento, os advogados de Gore pedirão à Justiça que os responsáveis eleitorais sejam forçados a "não anunciar o vencedor da eleição presidencial até que tenham recebido os resultados da apuração manual em andamento e os incluído nos resultados oficiais".

A contagem manual continuou ontem nos condados de Palm Beach (462 mil votos) e Broward (580 mil votos). Uma recontagem manual dos votos deverá começar hoje no condado de Miami Dade. Ela envolve 654 mil e votos e poderá durar até o próximo dia 1º de dezembro, segundo o comitê eleitoral local.



  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página