Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2000 - 16h43

Fujimori confirma que irá renunciar à presidência do Peru

Publicidade

da Reuters
em Tóquio (Japão)

O presidente do Peru, Alberto Fujimori, disse que irá renunciar nas próximas 48 horas, e citou a perda do controle do Congresso para a oposição.

"Alberto Fujimori confirmou que a partir das 11 horas, horário de Lima, Peru, ele decidirá apresentar no curso de 48 horas a sua renúncia da presidência do Peru", ele disse em uma declaração emitida por seu hotel em Tóquio.

O presidente afirmou que contemplou a medida "depois de avaliar a atual composição das forças no Congresso", disse a declaração.

O anúncio veio horas depois que o primeiro-ministro, Federico Salas, afirmou que o presidente poderia renunciar nas próximas 48 horas. Ele provavelmente será substituído por seu vice, que irá presidir um governo de transição até as eleições de abril.

Envolto em um escândalo de corrupção por causa do seu ex-chefe de espionagem, Vladimiro Montesinos, Fujimori já havia anunciado em setembro que iria antecipar o seu mandato de cinco para um ano, e renunciar em julho depois das eleições.

A decisão de Fujimori de viajar para a Ásia, apesar dos acontecimentos em casa que tornavam a sua posição na presidência bastante frágil, fizeram vir à tona suspeitas de que o ex-ditador estaria procurando asilo no exterior.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página