Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2000 - 19h41

Renúncia de Fujimori é festejada nas ruas peruanas

Publicidade

da France Presse
em Lima (Peru)

A anunciada renúncia do presidente Alberto Fujimori ao cargo levou às ruas grupos de manifestantes em várias cidades peruanas para festejar e gritar lemas contra o governo, segundo a polícia.

Em Lima, cem trabalhadores da empresa Telefônica do Peru _sucursal da Telefônica Internacional da Espanha, que estão em greve por tempo indeterminado desde quinta-feira_ se reuniram na Plaza Mayor da capital para festejar a renúncia de Fujimori.

"Cai, caiu, a ditadura caiu", cantavam os trabalhadores, pedindo cadeia para os "siameses": o presidente Fujimori e seu ex-assessor Vladimiro Montesinos. Os manifestantes gritavam na frente do palácio do governo, localizado na Plaza Mayor, enquanto um forte cordão policial se estendia ao redor da sede do executivo.

Essa manifestação se somou a cerca de cem manifestantes da Frente Nacional de Mulheres que também chegaram à Plaza Mayor. Nas praças principais das cidades sulinas de Arequipa, Cusco e Tacna, na nortista Cajamarca e em Iquitos (selva) grupos de moradores manifestavam sua alegria pela decisão do presidente Fujimori de renunciar ao cargo, gritando lemas contra o governo e exigindo investigação e sanção para os corruptos do regime.

Por sua vez, a direção da Polícia Nacional ordenou alerta parcial (aquartelamento) de seus efetivos e estuda a possibilidade de transformá-lo em total nas próximas horas, de acordo com os acontecimentos, informou um porta-voz da polícia.

Informou ainda que três mil policiais foram mobilizados no centro de Lima, para proteger os órgãos públicos, como o palácio do governo, congresso, bancos e ministérios.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página