Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2000 - 07h50

Oposição peruana prepara-se para expulsar Fujimori

Publicidade

da Reuters
em Lima

Líderes da oposição peruana disseram hoje que preparavam-se para expulsar Alberto Fujimori da Presidência por inaptidão moral, depois de ele anunciar sua renúncia em sua viagem ao Japão.

Fujimori deve apresentar sua carta de renúncia para a oposição no Congresso, deixando seu segundo vice-presidente, Ricardo Marquez, na liderança do país até as eleições presidenciais, programadas para 8 de abril. A oposição peruana preferiria que o presidente do Congresso, Valentin Paniagua, ficasse na Presidência no lugar de Fujimori.

"Se Fujimori apresentar sua carta de renúncia amanhã (hoje), ela será simplesmente rejeitada e nós iremos declarar seu posto vago", disse o congressista da oposição Cesar Zumaeta à rádio RPP. "O Peru não pode esperar por uma carta de renúncia enviada de Tóquio quando Fujimori achar melhor", disse Fernando Olivera, do partido FIM, a jornalistas. Olivera afirmou que deveria ser feita uma sessão especial do plenário do Congresso para debater a renúncia, a declaração de Fujimori como imprópria e a sucessão.

Fujimori anunciou em setembro, depois de um escândalo de corrupção deflagrado por seu assessor Vladimiro Montesinos, que desistiria da Presidência do Peru quatro anos antes do prazo. Montesinos está sendo investigado por acusações de lavagem de dinheiro e abuso aos direitos humanos.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página