Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2000 - 17h20

Renúncia de Fujimori é apresentada ao Congresso

Publicidade

da France Presse
em Lima

O presidente do Congresso peruano Valentín Paniagua confirmou hoje que recebeu a carta renúncia do presidente Alberto Fujimori, enviada do Japão, e disse que na manhã de amanhã haverá uma sessão da assembléia para analisar o assunto.

Paniagua, do partido de oposição Ação Popular, não divulgou o conteúdo da carta "porque está dirigida ao plenário e é ele que deve conhecê-lo primeiro".

O presidente do Congresso declarou que a carta chegou por meio da secretaria geral da Presidência da República às 10h50 locais (13h50, de Brasília), acrescentando que a sessão está prevista para às 09h30 de amanhã (12H30, de Brasília).

Sobre o substituto de Fujimori, Paniagua disse que a Constituição estabelece a ordem de sucessão, pelo que acrescentou que "isso não deve ser matéria de confusão".

Alguns setores da oposição querem que Paniagua assuma a presidência do país, já que criticam a proximidade que o segundo vice-presidente do Peru, Ricardo Márquez tem com o próprio Fujimori e as Forças Armadas.

O primeiro vice-presidente, Francisco Tudela, renunciou no fim de outubro após as denúncias de corrupção envolvendo o ex-assessor Vladimiro Montesinos.

"Se eu devo assumir a presidência é uma hipótese que não examinei, porque não há nada definido ainda para que isso aconteça", comentou Paniagua, de 67 anos.

O presidente do Congresso, eleito na última quinta-feira (16) após o impedimento da representante governista Martha Hildebrandt, lembrou da "gravidade e da seriedade da hora atual" e pediu aos diversos grupos políticos "responsabilidade para enfrentar as horas difíceis da República que estamos vivendo" e para "contribuir na busca de soluções".

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página